Dicas para planejar sua reforma e evitar dor de cabeça

Reforma residencial normalmente é associada com dor de cabeça, gastos e desconforto, mas quando bem planejada as vantagens são maiores que os incômodos e o processo pode se tornar menos estressante do que você esperava. Após um ano caótico em que tivemos nossa rotina bagunçada e muitos tiveram que se reinventar e fazer do lar o seu local de trabalho, as reformas e construções foram, entre outras coisas, uma marca de 2020.

Entretanto, independente de todo o contexto que estamos vivendo, seja por alguma infiltração, fissuras ou qualquer outra falha estrutural, a reforma sempre acaba se tornando necessária. Até nos mais simples casos de atender uma preferencia pessoal dos moradores e com isso valorizar o imóvel aumentando o valor de venda. Se identificou com algum destes motivos? Esta pensando em começar 2021 renovando o seu lar? Se a reforma residencial é um dos seus próximos planos este blog foi feito para você!

A Conceito preparou algumas dicas para ajudar você a passar por este período de reforma sem dor de cabeça, considerando todos os aspectos necessários para que tudo corra bem e priorizando o seu conforto e bem-estar.

Defina o objetivo da sua reforma

Desde o motivo pelo qual decidiu iniciar as obras, até o resultado que procura para quando ela estiver finalizada. Tudo isso deve ser considerado e estar muito bem esclarecido entre você e os profissionais que vão trabalhar neste projeto.

Alinhe suas expectativas

Para que a reforma tenha o melhor resultado é necessário que você alinhe suas expectativas com a realidade possível, ajustando com os profissionais aquilo que vai ser melhor para o imóvel, seguindo seus gostos e preferências. Desta maneira, o projeto já se inicia com prazos e valores muito bem definidos, permitindo que você se programe com antecedência.

Defina um valor estimado para os gastos

A pesquisa prévia sempre poupa imprevistos. Uma vez que, o objetivo da obra foi definido e as expectativas alinhadas, você pode estabelecer um limite de gastos realista conforme o que planeja mudar. Desta maneira, você previne os riscos de se deparar com uma obra superfaturada quando o objetivo era reparos mínimos, bem como, evita que os valores fiquem inviáveis para você durante uma obra maior, tendo que interromper a reforma. Para uma mão de obra eficaz e sem pausas inesperadas pesquise os preços dos materiais e profissionais com antecedência.

Acompanhe as novidades do mercado

Reforma é sinônimo de renovação, já que seu imóvel vai passar por obras e um período de mudança, nada melhor do que aproveitar tudo de mais novo e moderno que tem no mercado, tanto na obra quanto na escolha da decoração. Tudo isso vai ajudar na valorização do seu imóvel além de deixar um ambiente mais bonito, moderno e funcional para você.

Anote tudo

Parte da vantagem de fazer uma obra planejada é ter tudo registrado, desde gastos até uma agenda com as pendências que ainda precisam ser resolvidas. Criar um cronograma é parte essencial do processo, para controlar o andamento das atividades e organizar tudo que é da sua responsabilidade, separando valores, datas, horários e evitando imprevistos.

E aí, gostou das dicas? Agora é só separar a planilha e começar a se programar, boa sorte nessa nova etapa! Para mais conteúdos como este continue acompanhando o nosso blog.

Deixe um comentário