Taxa Selic: Como influencia na compra do seu imóvel?

Taxa selic

Recentemente, no Relatório Focus publicado dia 31/05, o Banco Central indicou expectativas positivas de crescimento para a Taxa Selic ainda neste ano. A divulgação segue a publicação do dia 05 do mesmo mês que a indicava em 3,50, após a baixa histórica do último ano.

O que é Taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros indicada pelo Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o qual, justamente, dá a sigla SELIC. 

Esta é uma taxa imposta sobre os empréstimos que bancos fazem e sobre os títulos públicos nos quais fazem aplicações. É mais reconhecida como ponto central das taxas bancárias nacionais, pois indica como anda o mercado financeiro em determinado momento.

Qual a sua importância?

Com inflação iminente, o governo aumenta a Taxa Selic, que é repassada pelos bancos ao financiamento para pagamento de imóveis. Consequentemente, as compras são reduzidas e os proprietários/bancos ficam responsáveis por baixar os preços de seus imóveis para segurar as vendas.

Quando a Selic está em alta, financiados acabam pagando mais nos repasses aos bancos. Em contrapartida, aqueles que realizam os pagamentos à vista não sofrem com isso. No entanto, conforme o mercado é estabilizado, o financiamento também estabiliza e deixa de subir de forma extrema. 

Com a Selic baixa, os imóveis tendem a ter seus valores elevados e, para compensar e movimentar o mercado, o financiamento se torna mais agradável para o bolso.

Bom para o investidor?

Além de ser ótimo para quem compra à vista, é bom para o investidor. Futuramente, o imóvel pode sofrer uma valorização durante a baixa da Selic e retornar o valor com uma boa porcentagem de ganhos.

 

E como está a Selic para o fim do ano de 2021?

No último mês, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indicou uma taxa de 3,50% ao ano, um aumento de 0,75 em relação ao relatório anterior. Nesta semana, o Banco do Brasil previu outro aumento, semelhante a 0,75, para os próximos meses. 

A meta é manter o ritmo de recuperação até o final do próximo ano, alcançando uma Taxa Selic de 4,25% ao ano.

 

Quer saber mais sobre essa e outras notícias do mundo imobiliário e ter dicas únicas dos melhores imóveis disponíveis de Ponta Grossa e região? Então acompanhe outras matérias do nosso blog.

E se deseja conhecer nossa seleção de imóveis confira o site da Conceito Imóveis.

Deixe um comentário