Na hora de escolher o futuro imóvel temos uma lista interminável de questões, como tamanho, localização e divisão dos cômodos. No entanto, existe um quesito pouco observado que influencia diretamente como será o dia a dia dos moradores na residência: a orientação da luz solar.
De modo geral, a orientação solar é a forma como a luz do Sol incide sobre o imóvel, afetando o conforto térmico deste. Ela pode ser classificada de diversas formas, mas 2 delas são primárias ao procurarmos um imóvel: indireta e diretamente.
- Direta: a luz solar que incide sobre o imóvel de forma direta é aquela que tem a mesma direção das janelas, banhando todo o espaço em algum momento do dia;
- Indireta: a luz solar que incide indiretamente não possui a mesma direção das janelas e banha os espaços de forma indireta e angular, deixando a sala parcialmente iluminada em algum momento. Esta é a forma de incidência mais comum.
No entanto, esse é apenas o início. Dependendo da orientação do seu imóvel, ele pode receber luz em 2 possíveis períodos do dia:
Matutina
Neste caso os imóveis estão aproximadamente para o leste, onde o Sol nasce. Aqui, as manhãs são repletas de luz solar e as tardes não tão iluminadas.
Esta incidência é mais amena, ideal para quem deseja baixas temperaturas. Muitas vezes, residências com esse tipo de luz contam com famílias que iniciam o dia mais cedo, com rotinas voltadas para aproveitar mais a manhã que a tarde.
Em casas e apartamentos com incidência matutina, as plantas mais indicadas são aquelas que exigem muitas molhas durante a semana e que se adaptam de forma mais adequada à pouca luz. Isso porque o Sol intenso desidrata sua folhagem e a luz da manhã é mais leve e fresca.
Vespertina
Imóveis que recebem incidência solar após o almoço são aquelas voltadas para o oeste, região em que o Sol se põe. Dessa forma, recebem pouca luz pela manhã, mas são inundadas pela tarde.
Normalmente, são indicadas para quem deseja temperaturas mais altas e aconchegantes. Também são uma ótima opção para famílias que utilizam as horas da tarde para suas atividades e adoram observar o pôr-do-sol.
É importante lembrar que quem gosta de cultivar suculentas e cactos, com folhas grossas que não perdem água com facilidade pode ser beneficiado nesses imóveis. Tais vegetais podem tirar grande proveito dessa forma de incidência, pois os raios são mais intensos.
No entanto, é importante ter em mente que as regiões recebem luz solar de forma independente e diferenciada:
- Norte: É iluminada durante a maior parte do dia;
- Sul: Iluminada durante poucas horas do dia;
- Leste: Recebe muita luz pela manhã, e não a tarde;
- Oeste: É bem iluminada a tarde e pouco pela manhã.
O ideal é analisar sua própria rotina e encontrar imóveis que se adaptem bem a como você e sua família desejam viver.
Aqui, na Conceito Imóveis, temos uma equipe preparada para encontrar o lar doce lar que consiga receber todos como sempre sonharam.Entre em contato agora mesmo!