A vantagem da exclusividade

O setor imobiliário vem seguindo uma tendência que beneficia imobiliárias e clientes na hora de vender ou alugar seu imóvel. É o contrato de exclusividade imobiliária, que, desta forma, pode dedicar mais tempo e recurso para o imóvel. Ter um contrato de exclusividade reflete diretamente na qualidade da negociação.

“Com a exclusividade, as imobiliárias sentem mais segurança em investir em publicidade, por exemplo, porque sabem que o recurso investido retornará”, avalia o corretor Leandro Rezende. Com maior dedicação dos corretores, a vantagem para o cliente é a venda mais rápida. Rezende exemplifica uma negociação que atendeu recentemente. O cliente tinha um imóvel no Santa Paula, em que anunciou em diversas imobiliárias. Estava há um ano sem nenhum sinal de negociação. Foi quando ele procurou a Conceito Imóveis, que sugeriu a exclusividade. “Ele assinou o contrato de exclusividade e em uma semana a casa estava vendida”, conta Rezende.

As vantagens da exclusividade também são para os aluguéis. No contrato de não exclusividade, nem sempre o proprietário consegue avisar a todos sobre correção no preço do imóvel, caso haja. A consequência disso é o imóvel estar anunciado com valores diferentes. E neste caso, irá prevalecer o valor mais baixo. Rezende conta sobre o caso de um imóvel que estava anunciado em diversas imobiliárias. Na Conceito, o valor estava atualizado em R$ 5,2 mil, e nas outras imobiliárias estava com o valor desatualizado de R$ 4,8 mil. “O interessado nos procurou e nos mostrou o anúncio de outra imobiliária com o aluguel mais baixo. Tivemos que fechar no valor menor, e isso gerou prejuízo para o proprietário e um desconforto para o locatário”, lembra o corretor.

A ideia de quanto mais corretores e imobiliárias divulgarem um imóvel, mais chances ele tem de ser vendido rapidamente, não se aplica necessariamente ao mercado imobiliário. Isso pode passar a impressão de que o proprietário quer vender a qualquer custo o seu imóvel, dando margem a potenciais compradores a fazerem ofertas abaixo do valor esperado.

 

Porque optar pelo contrato de exclusividade:
– Traz confiança e segurança
– Mais enfoque na publicidade
– Pode agilizar o processo de aluguel ou venda
– Certeza de que o trabalho será focado no seu imóvel, dando o corretor prioridade no imóvel na apresentação ao cliente
– Mais privacidade, já que evita que sejam agendadas visitas no mesmo horário por corretores diferentes e com vários clientes.
– Facilidade na comunicação, já que apenas uma imobiliária estará em contato com o proprietário.
– Atendimento mais personalizado, com especialistas nas categorias.

Deixe um comentário