Como escolher o vinho ideal para aproveitar em casa

vinho

Nada melhor para criar um momento especial que degustar um bom vinho enquanto relaxa. Como ainda não podemos encontrar os amigos para conversar, veja algumas dicas para tornar a experiência agradável no conforto de casa.

 

O gosto pessoal deve determinar a escolha

Existem alguns tipos diferentes de vinhos considerando sua composição e sabor. Os mais comuns são branco, tinto e rosé. Veja as diferenças:

  • Branco: Leve e refrescante, o vinho branco tem menor teor alcoólico que as outras variantes e pode ser tomado gelado para tornar sua acidez agradável;
  • Rosé: Considerado um intermediário entre tinto e branco, com sabores suaves, mas marcantes;
  • Tinto: O mais conhecido dentre as opções, tem composição encorpada e um sabor tanino que se destaca.

Os vinhos também podem ser diferenciados entre seco, semi-seco e suave, variando do menos doce ao mais doce. Considere o seu favorito e faça a escolha.

DICA: Caso não saiba qual gosta mais, você pode fazer uma noite para degustação, com diferentes tipos. Experimente provar desta forma:

Seco > Suave

Branco > Rosé > Tinto

Jovem > Envelhecido

Assim, sentirá cada sabor e terá uma rica experiência!

Alguns cuidados para tomar antes

Esteja atento à forma de armazenagem, se tem exposição à luz e se foi reservado na horizontal ou na vertical. E lembre-se, seu vinho não deve ter bolhas quando está parado.

Outra recomendação é observar com cuidado a rolha de cortiça à procura de manchas ou machucados, pois deve vedar completamente a garrafa. Inclusive, isso é o que a faz proteger o vinho por mais tempo que as de rosca, recomendadas apenas para vinhos de consumo rápido.

Normalmente, vinhos envelhecidos e de produções menores são mais caros. No entanto, os preços variam muito e existem boas variedades de todos os valores, dos mais baratos aos mais caros.

aproveitar um vinho em casa

Harmonizar é o que torna o momento especial

Cada tipo de vinho pode ser harmonizado de maneira mais coesa com alimentos diferentes. O ideal é considerar cada característica e utilizar isso para mesclar com pratos variados valorizando todos os sabores.

Tinto: Por ser forte e encorpado, mas doce, o vinho tinto harmoniza bem com carnes vermelhas, queijos duros ou fortes e massas com molho vermelho;

Branco e Rosé: Devido sua acidez e leveza, são ideais para harmonizar com comidas que pedem por refrescância, como frango, peixes, queijos suaves, saladas, frutos-do-mar e massas com molho branco.

 

Petiscos para aproveitar a ocasião

Algumas pessoas preferem degustar um bom vinho e permitir que este seja o protagonista da noite. Nesses casos, recomendam-se petiscos leves e rápidos, mas que entreguem a sofisticação que a bebida merece:

  • Queijos;
  • Bruschetta;
  • Falafel;
  • Canapés;
  • Dadinhos de tapioca;
  • Iscas;
  • Frutas;
  • Crostatas.

Aproveite essas dicas e crie seu próprio momento inesquecível.

E, para que a sua noite seja ainda mais encantadora, nada como um lugar especial para chamar de seu. Na Conceito Imóveis você encontra os melhores imóveis da região, com preços acessíveis e todas as facilidades que nossa equipe preparou.

Deixe um comentário