Conheça o turismo urbano de Ponta Grossa

Ponta Grossa

Quando falamos de turismo em Ponta Grossa lembramos do ecoturismo e suas belezas naturais. No entanto, o turismo histórico reserva segredos pouco conhecidos dos moradores, mesmo estando no perímetro urbano. Essa proximidade é uma das vantagens de visitar esses pontos, o outro é gratuidade na entrada da maioria, ou o baixo valor de atrações que valem o investimento.

 

Conheça 5 pontos do turismo histórico de Ponta Grossa

  • Museu Campos Gerais

 

O Museu Campos Gerais é administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e cuida de parte da documentação histórica da cidade.

Além das exposições permanentes, possui temporárias, vindas de diversos locais do Brasil e eventos oferecidos pela Prefeitura e pela iniciativa privada para toda a família. O museu fica na R. Engenheiro Schamber, 686, e a entrada é gratuita.

  • Catedral Sant’Ana

 

A Catedral Sant’Ana, conhecida como Igreja Matriz Sant’Ana, fica na parte mais alta da cidade e é um marco importante da história local. Sua fachada lembra um pavão pelas cores e padrões e, à noite, a luz interna torna a vista espetacular.

O espaço está na Praça Marechal Floriano Peixoto, muito requisitada nas noites de sábado e tardes de domingo por aqueles que desejam conhecer o Monumento do Sesquicentenário ou aproveitar a tranquilidade.

  • Sesc Estação Saudade

Ponta Grossa

A Estação Saudade passou por um processo de revitalização e está sob os cuidados do Serviço Social do Comércio (Sesc) que instalou uma unidade ali.

É possível desfrutar de aulas artísticas e profissionalizantes, visitar a biblioteca, participar de apresentações temporárias, assistir um filme ou peça de teatro, degustar uma torta no café, ou ir andar pelo museu, que guarda parte da memória da estação e relembra momentos da história ferroviária brasileira.

  • Casa da Memória

 

Primeira estação ferroviária da cidade, a Casa da Memória contém documentações importantes de Ponta Grossa, sediando a unidade de pesquisa local.

A localização é central, ao lado do Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas e do Parque Ambiental, onde é possível desfrutar de áreas verdes e de lazer, participar dos eventos sediados na Estação Arte e conhecer a Maria Fumaça, instalada a alguns metros.

  • Mansão Vila Hilda

 

Construída em 1926, a Mansão Vila Hilda foi doada para Ponta Grossa logo após seu tombamento como patrimônio cultural do estado. O casarão fica no centro e já recebeu a Biblioteca Pública e, posteriormente, a Secretaria de Turismo. No interior há pinturas e fotografias que nos transportam no tempo para quando o local ainda era um casarão familiar.

 

Conhecer esses pontos da história possibilita que possamos a observar o próprio cotidiano com outros olhos, mais atenção e orgulho.

A Conceito Imóveis reserva um carinho especial pela cidade princesina e reconhece a importância de nossa cultura. Por esse motivo, nos esforçamos para dar visibilidade ao que é bom e trazer ainda mais moradores para cá. Então, se deseja encontrar o imóvel dos seus sonhos, conte com a gente!

 

Deixe um comentário