Consequência da pandemia: a procura por imóveis maiores

A pandemia causada pelo COVID-19 resultou em uma série de mudanças comportamentais e sociais na população em geral. Com isso, os hábitos de consumo mudaram, e o mercado imobiliário não é exceção.

Uma das tendências do setor é a busca por propriedades maiores. Neste post, traremos dados que mostram essa nova realidade, e também pesquisas sobre as novas necessidades, refletindo sobre os comportamentos dos consumidores.

Os microapartamentos – ambientes com apenas um dormitório, estúdios, quitinetes ou pequenos espaços que se destacavam pela funcionalidade, localização central e privilégios – eram procurados pelas novas gerações que haviam se mudado da casa dos pais e/ou conquistado a independência financeira.

Com isso, a necessidade do mercado imobiliário foi se concentrar nos microapartamentos e em todas as suas multifuncionalidades. Como resultado, eles surgiram como formadores de opinião absolutos. No entanto, o cenário mudou: a demanda por casas maiores aumentou.

Se antes a localização do imóvel era o fator mais importante, com o isolamento social, ter uma casa de cinco quartos ou um apartamento maior se tornou o sonho de muitas pessoas.

De acordo com um estudo exclusivo do jornal Estado de São Paulo realizado pelo QuintoAndar, a busca por quitinetes e ateliês diminuiu quase 10 % nesta pandemia. Em contraste, o interesse em casas aumentou 8%, enquanto o interesse em condomínios aumentou surpreendentes 20%. Outra questão levantada pelo estudo foi o desejo de certos tamanhos de quarto no setor imobiliário. A demanda por casas e apartamentos com apenas um quarto caiu 10%, enquanto aqueles com dois, três ou até quatro quartos tiveram um aumento de 30% no preço.

Em decorrência da pandemia e da necessidade de isolamento social, muitas empresas optaram pelo home office. O trabalho remoto fez com que as pessoas passassem mais tempo em suas casas e, para sua surpresa, tiveram que se ajustar aos espaços que possuíam.

Além da necessidade de um espaço pessoal e privativo para o home office, a busca por imóveis maiores reflete a necessidade de espaços relaxantes. A demanda por casas com mais de 120 metros quadrados e jardim ou piscina também está aumentando.

Vários estabelecimentos foram obrigados a fechar as portas ou limitar o número de visitantes devido ao isolamento social e outras diretivas da Organização Mundial de Saúde, o que tem uma forte influência na necessidade de lazer que cada indivíduo exige.

Na Conceito, você vai encontrar imóveis dos mais variados tamanhos. Seja qual for o porquê da sua necessidade por casas ou apartamentos maiores, conte com a gente!

Deixe um comentário