5 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

Há algum tempo, você vem pensando num imóvel pra chamar de seu! Então, começa sua busca. Pensa no tipo de imóvel que quer, do tamanho de seus sonhos. Procura uma localização que seja boa para todos que habitarão o novo lar e, finalmente, encontra o imóvel ideal, que se encaixa perfeitamente nos seus critérios. Então, é só chegar e fechar o negócio, certo?

Errado. A aquisição de um imóvel não se limita apenas ao “fechar negócio”. Ao comprar a casa própria, é importante pensar no que poderá acontecer ao menos nos próximos cinco anos. De acordo com o diretor do Procon Ponta Grossa, Leonardo Werlang, é importante prestar atenção em alguns itens que lhe trarão mais segurança, como análise de cláusulas contratuais e a variação de preços da parcela ao longo do contrato, por exemplo. No caso de imóveis na planta, atenção também ao prazo de início e concisão das obras e cumprimento nos prazos de garantia. São cuidados que certamente evitarão que você seja mais um na lista de reclamantes do Procon!

Logo, seguindo o conselho do Procon Ponta Grossa e para evitar que você tenha problemas futuros, a Conceito Imóveis preparou cinco dicas detalhadas que o auxiliarão na hora de fechar o negócio para, enfim, ter a tão sonhada casa própria.

1 – Sem pressa – A compra de um imóvel não é nada barato para ser feita na empolgação e na pressa, que podem transformar seu sonho em frustração. A Conceito Imóveis lembra que desistir do negócio no meio do processo traz consequências ruins, como a perda do sinal do negócio. Portanto, muita calma nessa hora!

2 – Inspeção – Revise detalhadamente as condições físicas do imóvel escolhido; analise seu estado de conservação, sistema hidráulico e elétrico. Se houver deficiências, liste-as. Além de evitar dores de cabeças futuras, isso aumentará seu poder de barganha. Estude também detalhadamente a localização, conheça o entorno a fim de conhecer a região na qual irá morar. Converse com vizinhos e faça visitas em dias e horários diferentes para uma melhor avaliação melhor.

3 – Analise os gastos …– Conheça e averigue todos os custos envolvidos na transação. Faça as contas e pense na melhor forma de financiamento: com banco ou parcelado com a construtora, no período de obras (no caso de imóvel na planta). Avalie o uso do FGTS. Preste atenção aos juros, que mudam conforme o valor do imóvel e do financiamento. Consulte vários bancos para uma comparação entre as taxas administrativas e encargos cobrados. Peça ao agente financeiro uma projeção do valor das prestações.

4 – …e quanto poderá gastar – Veja quanto você poderá gastar com a aquisição. Faça um bom planejamento, estude quanto dará de entrada. Caso decida pelo financiamento, busque o melhor e analise criteriosamente a quantidade de parcelas, pois ele irá comprometer a sua renda por muito tempo. Especialistas aconselham que a prestação não comprometa mais que 30% da renda familiar

5 – Averiguação do imóvel – Isso garantirá sua estabilidade e segurança. É bom lembrar que, em muitos casos, os débitos decorrentes do proprietário anterior podem ser repassados para o próximo. Para evitar problemas com isso, verifique a matrícula do imóvel, que consta informações sobre a propriedade; se há débitos de IPTU; busque negativa de débito em condomínios (quando existente); a situação do imóvel perante órgãos públicos. Se o proprietário for parte de uma ação judicial, o imóvel pode estar implicado. Por isso, pesquise também a situação do vendedor em fóruns do município e nos sites do Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho e da Justiça Federal.
Chorinho…

Intermediação imobiliária – Tudo isso, um corretor de imóveis poderá fazer por você, pois ele tem o conhecimento necessário para isso, oferecendo-lhe uma consultoria segura. Ele pode acompanhar todo o processo, inclusive junto ao agente financeiro escolhido, até o registro definitivo no Cartório de Imóveis, visando a sua satisfação final. O ideal é procurar a intermediação da compra de uma imobiliária registrada ao Conselho Regional Corretores de Imóveis (CRECI), que possui em seu quadro de colaboradores corretores credenciados e aptos. Os melhores negócios saem através de um corretor de imóveis. E é justamente por isso que nós da Conceito Imóveis treinamos e capacitamos constantemente nossos corretores para buscar o melhor imóvel com o melhor preço aos nossos clientes. Faça-nos uma visita. Teremos prazer em ajudá-lo!

Deixe um comentário