Posso realizar atividade comercial em prédio residencial?

home office comercial

Nos últimos anos vimos acontecer uma verdadeira transformação na forma como trabalhamos. Muitos tiveram as rotinas profissionais transportadas para suas residências e cada vez mais foi preciso rever as limitações quanto à realizar atividade comercial em imóveis sem essa finalidade.

Nesse momento, é preciso responder uma questão recorrente a todos que trabalham como “home office”: “Posso realizar atividade comercial em prédio residencial?”

Sim! É permitido realizar atividades comerciais em prédios residenciais desde que o morador cumpra algumas regras específicas que visam manter a integridade do contrato de moradia firmado:

  • Não deve haver instalação de comércio no local, com prateleiras, funcionários, visitação de clientes, recebimento de encomendas e mercadorias. Dessa forma, é possível exercer serviços e não comércio;
  • Não deve ocorrer desvio da finalidade do local, ou seja, em primeiro lugar o espaço determinado como residencial deve ser principalmente para moradia, mesmo que o morador trabalhe no espaço;
  • O trabalhador deve exercer MEI ou ME sem funcionários estabelecidos. Com isso, a atividade é exercida, mas o contato com clientes ocorre fora do espaço, seja presencialmente em outros locais ou virtualmente;
  • Não devem ser exercidas atividades que exigem permissões maiores que as necessárias da prefeitura;
  • É proibido a realização de atividades relacionadas a um grande gasto de água e luz ou que exista contato com produtos tóxicos, inflamáveis, de forte odor ou barulhentas.

Claro, todos esses pontos podem e devem ser acertados junto de sua imobiliária e considerando os regimentos do local onde o imóvel está inserido, seja condomínio ou não.

Nós, da Conceito Imóveis, recomendamos que chegue a um contrato benéfico para ambas as partes junto de uma imobiliária de confiança, que consiga oferecer o suporte que você busca neste momento. E para garantir que tenha com quem contar trabalhamos com especialistas que entendem do assunto e estão prontos para te auxiliar sempre que precisar.

Acesse nosso site e conheça as opções que preparamos para você: https://conceitoimoveispg.com.br/

Ou converse com a nossa equipe!

Deixe um comentário