Reajuste de aluguel: Como e quando é feito?

Reajuste de aluguel

A Conceito Imóveis preza pela transparência em cada uma das transações que seus corretores realizam. Acreditamos que oferecer acesso às informações para quem confia em nosso trabalho faz parte de um compromisso firmado desde nossa inauguração: sermos verdadeiros com aquele que mais importa, nossos clientes. 

Por esse motivo, hoje tratamos de um assunto muito importante: O reajuste dos aluguéis. 

 

Como é feito o reajuste de aluguel 

O reajuste acontece em toda renovação de contrato, momento em que é feito um balanço do ano anterior considerado o contrato inicial. Isso é assegurado pela chamada Lei do Inquilinato, a Lei n° 8.245/91, especificamente o artigo 18. 

Leva em consideração alguns índices de inflação calculados de formas variadas por diferentes órgãos habilitados. A escolha do índice que será aplicado é feita por locador e locatário logo na assinatura do primeiro contrato e se mantém até sua finalização. Esses índices são: 

  • INPC: O Índice de Nacional de Preços ao Consumidor é calculado pelo IBGE e considera reajustes trabalhistas, pensionários e previdenciários de famílias entre 1 e 5 salários; 
  • IPCA: O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, também é calculado pelo IBGE considerando uma escala ainda mais ampla, com famílias de 1 a 40 salários; 
  • IGP-M: O índice Geral de Preços e Mercado é avaliado pela Fundação Getúlio Vargas a partir da inflação imposta em transporte, alimentação, saúde, educação, além de outros produtos e serviços. 

O IGP-M é o mais utilizado por corretores e imobiliárias, mas para realizar essa escolha ambos os lados devem considerar suas preferências. O importante a lembrar é que esse índice será o mesmo e não será modificado. 

Conforme já citado, o ajuste acontece a cada 12 meses, no aniversário de assinatura. Além disso, podem existir alterações acima do esperado em cada ano, no entanto, essa possibilidade deve estar descrita em contrato, de outro modo não ocorre. 

 

Você pode conhecer aproximadamente o valor do seu reajuste 

Fazer o cálculo do reajuste de aluguel do seu imóvel é fácil! Normalmente, o valor inicial será multiplicado por “1,” seguido do valor do índice optado. Por exemplo, com um pagamento hipotético de R$1500,00 e IGP-M de 12,5% o cálculo fica dessa forma: 

1.500×1,125 =1.687,5 

Ou seja, o valor do próximo ano seria R$1.687,50. 

No entanto, você não precisa fazer isso sozinho, utilizando a calculadora online do Banco do Brasil pode fazer o cálculo com praticidade. Basta indicar o preço do seu primeiro aluguel, a data inicial e final do contrato e escolher o índice. Pronto! 

 

No entanto, compreendendo as variações envolvidas, o ideal é que procure uma imobiliária de confiança, que possa te auxiliar a qualquer momento. 

Por esse motivo, nós, da Conceito Imóveis, estamos à sua disposição para responder perguntas e apresentar o imóvel dos seus sonhos. Visite nossa sede ou entre em contato com um de nossos corretores. 

Deixe um comentário