Riscos do aluguel direto

Alugar um imóvel diretamente com o proprietário é optado por quem deseja evitar a burocracia do processo de locação. No entanto, essa documentação é o que protege contra imprevistos e enganos.  Por esse motivo, independentemente de ser locatário ou locador, o aluguel direto pode trazer riscos sérios que você precisa conhecer.

 

Vistoria malfeita

Avaliar um imóvel para locação não é tarefa fácil, uma vistoria malfeita pode acarretar valores errados e diferentes do preço de mercado. O responsável deve estar atento a todos os detalhes, além de conhecer e entender o comportamento dos consumidores.

O ideal é que isso seja feito por corretores certificados pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), com a formação necessária para captar todos os pontos e avaliar o real valor do imóvel.

Falta de contrato

O contrato é o documento que assegura ambas as partes, tanto o locatário quanto o locador, de seus direitos. A falta dele pode acarretar problemas, alteração de data de pagamento, não entrega das chaves e até o não pagamento do aluguel.

O ideal é confiar numa imobiliária de segurança, parceira de profissionais que garantam um contrato legal bem feito.

Preços injustos

Imóveis locados de forma direta podem ter valores não compatíveis com o mercado. Além disso, é comum a cobrança de taxas excessivas e reajustes abusivos. Por esse motivo, imobiliárias contratam profissionais especialistas que determinam uma cobrança válida para ambas as partes.

Desgaste do relacionamento

Normalmente, aluguéis diretos são concordados entre amigos ou familiares. Nesses casos, problemas envolvendo o imóvel podem criar atritos entre conhecidos e serem levados para o privado. Manter o profissional e o pessoal separados garantirá a boa condução do processo de locação.

Inadimplência

Apesar de não ser uma regra, alugar sem a mediação de uma imobiliária pode acarretar golpes de ambas as partes. Não se tem certeza de que o imóvel não será retomado ou de que o pagamento do valor acordado será feito. Para evitar transações com pessoas mal-intencionadas, o ideal é entrar em contato com uma imobiliária para firmar um contrato legal e receber ajuda de um corretor profissional.

 

Na Conceito Imóveis oferecemos os melhores serviços para trazer segurança para você nesse momento. Entre em contato!

Deixe um comentário