Comprar ou alugar imóvel: o que vale mais a pena?

Comprar ou alugar: essa dúvida acomete diversas pessoas na hora de buscar por um novo imóvel. E se você é uma dessas pessoas que não sabe se compra um imóvel ou continua no aluguel por mais um tempo, nosso post de hoje foi feito especialmente para você.

Continue acompanhando e confira um pouco mais sobre qual tipo de investimento vale mais a pena de acordo com o seu perfil. Boa leitura!

Quando vale a pena alugar ou continuar no aluguel?

Você com certeza já deve ter ouvido por aí que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, mas isso não é verdade. São diversas as situações da vida que podem fazer com que alugar um imóvel seja mais vantajoso do que comprar.

Se você não dispõe da quantia necessária para comprar ou até mesmo dar de entrada em um imóvel, por exemplo, o aluguel pode ser mais vantajoso. Além disso, situações como mudanças temporárias, planos de mudar de cidade, estado ou até mesmo de país, ou passagens temporárias por alguns lugares, também são mais propícias para o aluguel do que para a compra de um imóvel.

Além disso, é importante lembrar que, quando se opta por alugar um imóvel, o inquilino também se vê livre de algumas despesas, como a manutenção do mesmo, por exemplo. Isso porque nesse caso toda e qualquer reforma necessária é feita pelo proprietário.

Quando comprar é mais vantajoso?

Assim como em qualquer financiamento, o que diz respeito à compra de um imóvel requer grande compromisso. Por isso, é muito importante se planejar com antecedência e de forma bastante cuidadosa antes de fechar um contrato.

De forma geral, a compra de um imóvel costuma ser indicada para pessoas que já contam com uma vida financeira e profissional estruturadas, já que isso ajudará com que tenham uma fonte de renda estável.

São inúmeros os benefícios de ter o seu próprio imóvel, entre eles podemos citar: liberdade para fazer mudanças e reformas no imóvel, ganho de estabilidade, etc. No entanto, é preciso estar preparado(a) para o investimento que será muito mais alto do que o de um aluguel, por exemplo, principalmente no que diz respeito ao investimento inicial.

Comprar ou alugar: eis a questão

Tudo irá depender do seu momento de vida e da sua situação financeira. Enquanto alugar um imóvel não demanda de um investimento inicial tão algo, mas também não traz nenhum retorno significativo, investir na compra requer um investimento inicial mais pesado, mas o retorno a médio e longo prazo e certeiro, já que você terá uma propriedade em seu nome.

Em ambos os casos, contar com um bom planejamento é indispensável. E com corretores dispostos a lhe mostrar as melhores opções de imóveis possíveis também, como os da Conceito Imóveis. Clique aqui e entre em contato conosco!

Deixe um comentário