O que influencia na valorização de um imóvel? Confira 5 fatores para ficar atento

Comprar um imóvel para morar ou investir é um grande passo, não é mesmo?

Mas saiba que é uma decisão acertada, desde que realizada com parcerias de confiança e com os objetivos bem definidos. 

Afinal, uma das maiores vantagens de investir no mercado imobiliário é justamente o alto potencial de valorização ao longo do tempo. 

Por isso, elaboramos este artigo para você ter alguns pontos de atenção bem definidos na hora de realizar sua compra. 

Vamos às dicas? Fique com a gente e confira! 💙

O que influencia na valorização do imóvel?

Como já vimos por aqui, qualquer pessoa pode investir no mercado imobiliário, desde que tenha um capital para iniciar as atividades neste negócio. 

Ainda, definir a compra de uma casa ou apartamento exige cuidados importantes, como, por exemplo, as tendências de mercado e o potencial de revenda posteriormente, caso deseje.

Para que você tenha sucesso na negociação, é essencial ficar atento às questões que podem influenciar no valor do imóvel a longo prazo.

  1. Mercado imobiliário 

Este ramo com certeza é um dos mais seguros para se investir e conta com maior solidez econômica. 

O ganho através do investimento em imóveis pode ser por aluguéis ou até mesmo a venda da propriedade. 

Contudo, é válido fazer uma pesquisa antes de negociar um imóvel sobre a taxa Selic – que é a taxa básica de juros da economia. Afinal, esta é uma ferramenta de política monetária importante para o controle da inflação pelo Banco Central. 

  1. Localização

Este ponto com certeza é um dos que mais influenciam na valorização de um imóvel. 

Bairros mais afastados podem valorizar mais lentamente. Já regiões em ascensão, próximos a pontos estratégicos como avenidas, mercados, escolas, farmácias, etc., contam com potencial de valorização maior. 

Ainda, é possível investir em imóveis em regiões litorâneas, considerando, por exemplo, questões relacionadas a distância da praia. 

Leia também: 

💙 Viver perto do mar melhora a saúde física e mental 

💙 Meu escritório é na praia: veja as vantagens de trabalhar na beira do mar

  1. Materiais de construção utilizados

O acabamento e a qualidade dos materiais utilizados também são um fator de atenção. Afinal, ao ter revestimentos nobres, menor são as chances do imóvel exigir reformas ou manutenções futuras. 

  1. Documentação em dia

Imagine a seguinte situação: você vai adquirir um produto de alto valor, mas depois descobre que ele está cheio de avarias e ainda por cima com a nota fiscal extraviada. 

Você pode até resolver este problema, mas com certeza irá lhe causar um certo estresse, não?

O mesmo acontece quando a documentação não está em dia. 

Os documentos pendentes ou com algum problema desvalorizam o imóvel e tornam o processo de compra muito mais complicado. 

Para evitar este tipo de problema, o ideal é encontrar uma imobiliária de confiança e com uma equipe especializada para que toda a documentação esteja devidamente regularizada. 

  1. Áreas de lazer

Atualmente, as pessoas valorizam muito os espaços de lazer próximo ao local de moradia. 

Opções com piscina, jardim, parquinhos, academias são algumas opções para você ficar atento. 

Em casos de condomínio, uma área gourmet, espaço pet, vista privilegiada são fatores que incidirão sobre a valorização do imóvel. 

Como se calcula a valorização de um imóvel?

Além dos fatores físicos, existem também alguns índices que podem auxiliar na hora de se averiguar o valor de um imóvel. Veja:

  • Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C): mede a rentabilidade do mercado brasileiro de imóveis comerciais para retratar da forma mais abrangente possível a evolução da valorização e rendimentos de imóveis comerciais em todo o país;
  • Índice Geral de Preços Imobiliários (IGMI-R/Abecip): que mede a rentabilidade de imóveis comerciais e residenciais por meio dos ativos imobiliários do Brasil.

Agora que você já sabe alguns dos fatores para valorizar um imóvel, está na hora de escolher o imóvel ideal para você, não é mesmo?

💙  Leia também: Morar bem e viver melhor! Saiba o que considerar na hora de escolher sua moradia. 

Venha conversar com um de nossos corretores e saber mais sobre nossas opções de imóveis! 

Deixe um comentário