Quem pode investir no mercado imobiliário?

O investimento em mercado imobiliário tem se mostrado rentável pelo alto potencial de valorização e uma fonte de renda passiva. 

Contudo, apesar de uma aposta segura, é preciso ter cautela para que o negócio seja de fato lucrativo. 

Se você está começando a investir no ramo agora, deve estar com dúvidas sobre quais aplicações são ideais para você, não é?

Então confira as nossas dicas! 💙

O que você vai conferir por aqui:

  • Vale a pena investir no mercado imobiliário?
  • Cuidados importantes;
  • Tipos de investimento no mercado imobiliário;
  • Quem pode investir?

Vale a pena investir no mercado imobiliário?

Um dos pontos que mais chama atenção para o setor imobiliário com certeza é o alto potencial de valorização de imóveis. Afinal, independente do cenário econômico, a busca por moradia é uma constante.

Ainda, há várias formas de investir neste ramo: imóveis físicos, títulos financeiros, fundos imobiliários, compra na planta, etc.

Mas fique atento, pois todo cuidado é pouco para que seu investimento não acabe se tornando um problemão mais pra frente! 😉

Cuidados importantes

O investimento imobiliário requer grandes quantidades de dinheiro, por isso busque parcerias confiáveis. 

Antes de fechar o negócio, certifique-se:

  • Dos riscos da aplicação. Itens como liquidez e a possibilidade de desvalorização podem ser um agravante. Localização e condições do imóvel (em casos de imóveis físicos) são alguns elementos que você pode ficar atento ao investir.
  • Dos riscos de liquidez, que é um dos principais inimigos! O conceito “liquidez” refere-se a facilidade em converter ativos em dinheiro, ou seja, quanto maior a liquidez, maior a possibilidade de venda posteriormente. Se o negócio não for rentável, a liquidez será baixa, logo, seus lucros não serão grandes.

Tipos de investimento no mercado imobiliário

Como vimos, apesar de não ser um investimento que pode ser realizado às cegas, o mercado imobiliário é rentável e por vezes, seguro. 

💙 Leia também: Imóvel parado só gera custos.

Confira quais as formas de se investir:

  • Fundos imobiliários: são investimentos compostos por títulos do mercado, com cotas negociadas na bolsa de valores ou por aplicações em imóveis físicos;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI): este é um tipo de título oferecido por bancos, que empresta créditos e financiamentos para clientes;
  • Certificado de recebíveis imobiliários: trata-se de uma promessa de pagamento futuro, ou seja, o comprador antecipa créditos a uma empresa. 
  • Letra hipotecária: são títulos lastreados em créditos imobiliários, que não traz retorno rápido ou cria uma reserva de emergência, mas é ideal para quem visa lucrar a longo prazo. 
  • Fundos de fundos imobiliários: este tipo de investimento converge diferentes tipos de fundos de ativos do mercado de imóveis em uma única aplicação.
  • Compra de imóvel na planta: conta com alto potencial de rentabilidade, pela valorização do imóvel ao longo da construção.
  • Compra de terrenos: essa modalidade de investimento é ideal para se realizar em infraestruturas em desenvolvimento. É possível vendê-lo futuramente ou construir um empreendimento e lucrar com a venda dela.

Quem pode investir?

Agora que você já sabe os tipos de investimento e as vantagens, vamos à prática?

Qualquer pessoa pode investir no mercado imobiliário, desde que tenha um capital inicial para realizar as primeiras negociações.

O ideal é que você busque auxílio profissional para não “navegar” no escuro e conhecer as opções que se enquadram para você. 

💙 Leia também: O que considerar na hora de escolher seu apartamento?

Confira o que você precisa para iniciar seus negócios neste ramo:

  • Verifique quais são suas prioridades e seus objetivos no investimento, para saber qual será o ideal para você;
  • Procure uma imobiliária ou uma corretora para mediar a negociação;
  • Entenda quais são os riscos assumidos na hora de investir, para não ter surpresas no futuro!

Aliás, se é pra comprar, que seja com Conceito!

Conte conosco para encontrar as melhores opções do mercado imobiliário! 

Deixe um comentário