O que você precisa saber antes de alugar

antes de alugar

Alugar um novo imóvel pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para quem busca o primeiro imóvel. O processo pode ser longo e cansativo, pois entre a procura do imóvel e a entrega das chaves existe uma fase processual burocrática que exige preparação do locatário.

Por esse motivo, reunimos tudo que você precisa saber antes de assinar o contrato de aluguel do seu próximo apê ou casa:

Deveres e direitos

Tanto o locador quanto o locatário contam com deveres e direitos próprios que devem ser assegurados perante o contrato. Essas são garantias locatícias que protegem o bem-estar de ambas as partes e garantem que o processo seja seguro e tranquilo.

Lei do Inquilinato

A Lei do Inquilinato ou Lei 8.245/91 regulariza a locação de imóveis em regiões urbanas e certifica perante jurisdição que todos os detalhes de um contrato sejam cumpridos. Além disso, ele também estabelece diretrizes de ações referentes a incumbências de ambos, garantindo uma estadia pacífica e ordeira.

Contrato

Não é surpresa que antes de assinar um contrato é essencial que ele seja lido com calma mais de uma vez. Isso pode evitar desagrados e enganos, mas, principalmente, garante que saiba todos os seus direitos.

Portanto, pode-se considerar que assegura a legalidade da transação, sendo acessada sempre que necessário. Dessa forma, deve ser assinado por ambas as partes identificadas com dados pessoais completos e detalhados.

O imóvel também deve estar detalhado na documentação, com endereço, metragens e estado claros, junto de valores e despesas, como IPTU e luz. Isso, junto da certificação em cartório, garante acesso em processos judiciais.

Documentos

No entanto, o contrato é apenas o início para quem quer alugar. Quem está alugando também deve se certificar de que toda a documentação pessoal está em dia. Lembre-se de reunir RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda antes de visitar a imobiliária.

Vistoria

É importante que o imóvel a ser entregue esteja em condições de ser habitado. É aqui que o Habite-se é importante, pois é um documento emitido pela prefeitura comprovando que o espaço é seguro para morar.

Mesmo com marcas de uso, as condições do local devem estar declaradas em contrato. Portanto, suas decisões podem ser respaldadas nessas informações. Para certificar-se, a recomendação é exigir que seja feita uma vistoria no imóvel.

Vistoria é uma visita técnica realizada por um profissional capacitado que identifica todos os detalhes, como ranhuras na parede, vidros quebrados e até mesmo pontos de umidade e a cor das paredes. Dessa forma, o locador tem um documento assinado pelo locatário informando como estava o imóvel antes da locação.

Essa vistoria de entrada também garante que todas as questões que podem afetar sua estadia sejam reparadas. Dessa forma, você recebe o local em perfeito estado para o uso.

Lembre-se, ao final do seu contrato o técnico retornará ao espaço para uma vistoria de saída e tomar nota do estado após a utilização. Portanto, cuide e apague as marcas de uso quando estiver saindo.

Outra dica é revisar a documentação da vistoria antes de alugar e pedir para que sejam feitas revisões em caso de incongruência.

Conte com uma imobiliária de confiança

Depois de todas essas informações, a recomendação mais importante que temos é confiar em uma imobiliária de renome. A empresa garantirá a sua segurança e conseguirá redigir um contrato jurídico legal.

Outro ponto importante, é que uma imobiliária de confiança conseguirá trazer técnicos experientes e os melhores profissionais do mercado para te auxiliar. Isso oferece tranquilidade a quem procura um novo imóvel ou tem pouco tempo para cuidar desses assuntos.

E não esqueça os valores antes de alugar. Procurar imóveis fora de imobiliárias pode parecer econômico, mas gera gastos excessivos no decorrer da estadia. Além disso, você não é legalmente assegurado e pode ser ludibriado se estiver sozinho.

A Conceito Imóveis conta com uma equipe especializada e preparada para apresentar os melhores imóveis da região, de acordo com as suas especificações. Conheça nossa seleção e entre em contato hoje mesmo.

Deixe um comentário