O investimento em mercado imobiliário tem se mostrado rentável pelo alto potencial de valorização e uma fonte de renda passiva.
Contudo, apesar de uma aposta segura, é preciso ter cautela para que o negócio seja de fato lucrativo.
Se você está começando a investir no ramo agora, deve estar com dúvidas sobre quais aplicações são ideais para você, não é?
Então confira as nossas dicas! 💙
O que você vai conferir por aqui:
- Vale a pena investir no mercado imobiliário?
- Cuidados importantes;
- Tipos de investimento no mercado imobiliário;
- Quem pode investir?
Vale a pena investir no mercado imobiliário?
Um dos pontos que mais chama atenção para o setor imobiliário com certeza é o alto potencial de valorização de imóveis. Afinal, independente do cenário econômico, a busca por moradia é uma constante.
Ainda, há várias formas de investir neste ramo: imóveis físicos, títulos financeiros, fundos imobiliários, compra na planta, etc.
Mas fique atento, pois todo cuidado é pouco para que seu investimento não acabe se tornando um problemão mais pra frente! 😉
Cuidados importantes
O investimento imobiliário requer grandes quantidades de dinheiro, por isso busque parcerias confiáveis.
Antes de fechar o negócio, certifique-se:
- Dos riscos da aplicação. Itens como liquidez e a possibilidade de desvalorização podem ser um agravante. Localização e condições do imóvel (em casos de imóveis físicos) são alguns elementos que você pode ficar atento ao investir.
- Dos riscos de liquidez, que é um dos principais inimigos! O conceito “liquidez” refere-se a facilidade em converter ativos em dinheiro, ou seja, quanto maior a liquidez, maior a possibilidade de venda posteriormente. Se o negócio não for rentável, a liquidez será baixa, logo, seus lucros não serão grandes.
Tipos de investimento no mercado imobiliário
Como vimos, apesar de não ser um investimento que pode ser realizado às cegas, o mercado imobiliário é rentável e por vezes, seguro.
💙 Leia também: Imóvel parado só gera custos.
Confira quais as formas de se investir:
- Fundos imobiliários: são investimentos compostos por títulos do mercado, com cotas negociadas na bolsa de valores ou por aplicações em imóveis físicos;
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI): este é um tipo de título oferecido por bancos, que empresta créditos e financiamentos para clientes;
- Certificado de recebíveis imobiliários: trata-se de uma promessa de pagamento futuro, ou seja, o comprador antecipa créditos a uma empresa.
- Letra hipotecária: são títulos lastreados em créditos imobiliários, que não traz retorno rápido ou cria uma reserva de emergência, mas é ideal para quem visa lucrar a longo prazo.
- Fundos de fundos imobiliários: este tipo de investimento converge diferentes tipos de fundos de ativos do mercado de imóveis em uma única aplicação.
- Compra de imóvel na planta: conta com alto potencial de rentabilidade, pela valorização do imóvel ao longo da construção.
- Compra de terrenos: essa modalidade de investimento é ideal para se realizar em infraestruturas em desenvolvimento. É possível vendê-lo futuramente ou construir um empreendimento e lucrar com a venda dela.
Quem pode investir?
Agora que você já sabe os tipos de investimento e as vantagens, vamos à prática?
Qualquer pessoa pode investir no mercado imobiliário, desde que tenha um capital inicial para realizar as primeiras negociações.
O ideal é que você busque auxílio profissional para não “navegar” no escuro e conhecer as opções que se enquadram para você.
💙 Leia também: O que considerar na hora de escolher seu apartamento?
Confira o que você precisa para iniciar seus negócios neste ramo:
- Verifique quais são suas prioridades e seus objetivos no investimento, para saber qual será o ideal para você;
- Procure uma imobiliária ou uma corretora para mediar a negociação;
- Entenda quais são os riscos assumidos na hora de investir, para não ter surpresas no futuro!
Aliás, se é pra comprar, que seja com Conceito!
Conte conosco para encontrar as melhores opções do mercado imobiliário!